quarta-feira, 28 de outubro de 2009

SET DE FILMAGEM


SET DE FILMAGEM

RED ONE

Luz de Cinema

Por Julio Xavier

Não sei por que ainda existe no meio publicitário, um preconceito inexplicado pelo uso do video. Coisa de país subdesenvolvido. Muitos do publicitários que assitiram a filmes como Colateral, ou Pequenos Espiões 1,2 e 3 sequer desconfiaram que foram gravados e não filmados. Isso há quantos anos atrás.

Hoje já temos no Brasil tecnologia mais moderna ainda, como a câmera digital RED equipada com lentes de cinema. Leiam este texto curioso, de 2007, a respeito da RED escrito por Fernando Caprio.

camera-red-final.jpg

“Não sei se vocês já ouviram falar da Red One. A Red One é uma câmera de filmar que está sendo desenvolvida e promete resoluções HD absurdas, de 4,520 x 2540 pixels por 17.5 mil dólares. Desde que essa notícia surgiu na Internet, já aconteceu de tudo. Primeiro o protótipo foi roubado e foi oferecida uma recompensa de $100.000 para quem “achasse” e devolvesse. O mesmo foi então recuperado. Apenas recentemente, no entanto, foram divulgadas do que parece ser a versão final da câmera. Em uma conferência na NAB (National Association of Broadcasters), eles fizeram uma demonstração de um vídeo filmado com a tão famosa câmera. Esse vídeo foi disponibilizado na Internet com 1/4 da resolução. Vale apena dar uma olhada, pois a qualidade é incrível”

Acabo de dirigir para a Novagência a segunda leva de cinco filmes para o DETRAN de Goiás, feitos com essa câmera (entram no ar na próxima semana) fotografados pelo Walter Carvalho, com luz moderna e textura de película. Aliás ele também fotografou com a mesma camera o especial RIOBALDO E DIADORIM dirigido por Willy Biondani exibido recentemente pela TV Record.

ESCOLA DE CINEMA CUBANA

ESCOLA DE CINEMA DE CUBA

SELEÇÃO DE ESTUDANTES BRASILEIROS
PARA A ESCOLA INTERNACIONAL
DE CINEMA E TV DE CUBA

Anualmente ocorrem no Brasil, em locais previamente
divulgados, os exames de seleção para o curso regular
da Escola Internacional de Cinema e TV de San Antonio
de los Baños, Cuba.

Os candidatos brasileiros selecionados se
integrarão a um grupo multinacional de estudantes
da América Latina, Caribe, Estados Unidos e
Comunidade Européia.

Condições exigidas dos candidatos:

1) Nacionalidade brasileira.
2) Idade entre 22 e 28 anos.
3) Ter concluído pelo menos dois anos de estudos
universitários.
4) Responder às três provas escritas e, os aprovados
na prova escrita, à entrevista oral.
5) Conhecimentos de espanhol.
6) Os candidatos de todas as especializações deverão
apresentar materiais em cinema, vídeo, fotografia ou
artes gráficas nos que tenha participado como
realizador ou membro da equipe de produção; assim
como roteiros, trabalhos escritos, ensaios, publicações
que tenha produzido e que exprimam a sua sensibilidade
literária, consistência intelectual e cultura geral.
Os candidatos de Roteiro deverão apresentar
qualquer
material escrito (publicado ou inédito) ilustrativo
da
sua capacidade narrativa (roteiro, novela, conto,
etc). Os candidatos de Fotografia deverão apresentar
algum trabalho em foto fixa.
7) Pagamento da taxa de inscrição,

Os Exames:

A Escola Internacional de Cinema e TV oferece sete
especializações - Produção, Roteiro, Direção,
Fotografia, Documentário, Som e Edição - e os
candidatos devem optar por duas destas
especializações.

Em Belo Horizonte, o exame é realizado há seis anos
consecutivos.

Cada candidato responde as 3 provas escritas: uma
prova de conhecimentos gerais e duas provas
correspondentes às duas especializações que
escolheu.
Os candidatos aprovados nas provas escritas são
entrevistados no dia seguinte pela comissão
julgadora,
que realiza uma pré-seleção indicando os melhores
candidatos para cada especialização. O Conselho
Docente da EICTV, sediado em Cuba, faz a seleção
final.

A matrícula para os dois anos custou, em 2003, doze mil
dólares
(no primeiro ano cinco mil dólares e no segundo ano
sete mil dólares). A forma de pagamento do primeiro
ano é a vista (em setembro) ou em duas parcelas
(setembro e fevereiro).

Os estudantes que ingressam ao curso regular tem
direito a hospedagem em quartos individuais,
alimentação, transporte entre Havana e San Antonio
de
los Baños, assistência médica primária e de
emergência, material escolar e produção integral dos
trabalhos em cinema e vídeo.

As inscrições para os exames em Belo Horizonte podem
ser feitas pelo telefone (31)
3277-4869, pelo e-mail
provadecubabh2003@yahoo.com.br

CORAÇÃO VAGABUNDO

Por Leonardo Freitas

Em 2006, durante a turnê do álbum “A Foreign Sound”(único do cantor em inglês), o diretor Fernando Grostein Andrade documentou a passagem de Caetano Veloso por países como Brasil, Estados Unidos e Japão. A ideia era fazer um grande making of, porém o material bruto resultou em 57 horas de gravação e o resultado dessa edição pode ser conferido em Coração Vagabundo (2009), que estreia no país dia 24 de julho.

Revelando a intimidade do cantor e compositor baiano, o documentário acompanha incessantemente o músico durante a visita a cidades como São Paulo, Nova York, Tóquio e Kyoto, além de contar com a participação de cineastas como Pedro Almodóvar e Michelangelo Antonioni, da modelo Gisele Bündchen, da atriz Regina Casé e do músico escocês David Byrne.
coracao
Produzido por Paula Lavigne e Raul Doria, Coração Vagabundo se concentra em mostrar o reconhecimento de Caetano Veloso no exterior, dando margem para criar uma maior proximidade com sua vida íntima e profissional.

Percorrendo ruas e lugares dos países pelos quais passou, desvendamos certas curiosidades dessas culturas ao mesmo tempo em que suas declarações tocam em diversos temas, como cinema, MPB e a fama – tanto nacional como internacional. Inclusive, isso é visto nas pessoas que cruzam seu caminho fora do Brasil, reconhecendo-o pela sua importância histórica musical, seja nas ruas de Nova York ou, até mesmo, em um templo budista no Japão.
coracao 01
Com seu jeito naturalmente humilde, calmo e elegante, o filme é um deleite para os ouvidos, em que acompanhamos Caetano cantando em inglês, espanhol e italiano, sendo entrevistado por emissoras norte-americanas e se apresentando em locais como o Carnegie Hall, na qual dividiu o palco com David Byrne, grande admirador não só de Caetano, mas da música brasileira em si.

A intimidade com a ex-mulher Paula Lavigne também é retratada, exibindo um Caetano bem-humorado, brincalhão, com uma alma quase infantil algumas vezes. Tais registros são, em certos momentos, tomados por períodos de melancolia do artista, que interage boa parte do tempo com diretor e câmera, quase como um bate-papo com os espectadores. À vontade, Caetano discorre de assuntos mais complexos, como a impressão que as pessoas têm dele, de imaginarem que vão encontrar uma estrela inatingível quando, na verdade, ele é apenas um cara comum.

Mas o ponto principal do filme, acredito, é tratar da música (seja ela brasileira ou não) em relação ao mundo e ao próprio Brasil. Em uma declaração polêmica, Caetano afirma, por exemplo, que a música norte-americana é a mais importante do século 20. A declaração lhe rendeu uma crítica formal do músico Hermeto Pascoal, que discordou completamente de sua opinião.

Recheado de canções como “Proibido proibir”, “Michelangelo Antonioni” (música em italiano que Caetano dedicou ao cineasta), “O estrangeiro” e “Terra”, o filme conta com as internacionais “Blue skies”, “If it´s Magic”, “So in Love”, “Nothing but flowers”, além da canção que dá título ao filme, em versões interessantes e que misturam ritmos musicais como o reggae e pitadas de música eletrônica.
coracao_vagabundo_blog
No entanto, Coração vagabundo perde pontos pela sua câmera frenética, que causa incômodo ao espectador, com imagens tremidas que ultrapassam o suportável. Nos quesitos favoráveis, temos a proximidade com o músico, a escolha musical da trilha e, especialmente, as considerações de Caetano sobre essa não-aceitação dos estrangeiros em relação à música popular brasileira (que existe, mesmo não sendo explicitada no documentário).

Simples, com uma boa edição e musicalmente interessante, Coração Vagabundo merece ser conferido.

4º FESTIVAL DE CINEMA DO PARANÁ


Da esquerda para direita (alto) - Beto Rodrigues da Panda Filmes Distribuidora, Paulo Nascimento (diretor) e Fernanda Moro (atriz) do longa metragem hors concours "Em Teu Nome" , Franc Planas (distribuidor) do curta metragem "Porque Há Coisas Que Nunca Se Esquecem", Claudio Valentinetti (curador) Mostras "Eros Inteligente" e "Pietro Germi", Beto Schultz (diretor) e Dany Olliveira (atriz) do longa "Um Dia de Ontem", Sylvia Abreu (produtora), Fernando Belens (diretor) do longa "Pau Brasil", Monica Rischbieter e Gil Baroni (diretores) do longa "Brasil Santo - Retratos da Fé", Laurinha Delcanale (produtora) do curta "Inverno", Teresa Prata (diretora) do longa "Terra Sonâmbula", Silvio Tendler (diretor) e Fabiana Tendler (produtora) do longa "Utopia e Bárbarie", Thiago Luciano (diretor) e Lucy Ramos (atriz) do longa "Um Dia de Ontem". Da esquerda para direita (baixo) - Pablo Siciliano e Eugenio Lasserre (diretores) do longa "O Bosque", Tonchy Antezana (diretor) do longa "Cemitério dos Elefantes", Daniela Escobar (presidente do Júri de Curtas), Ittala Nandi (realizadora do Festival), Juan Moreno (produtor) do curta "Socarrat", Bertrand Duarte (ator) do longa "Pau Brasil", Felipe Pipo Grytz (produtor trilha sonora) do curta "Monkey Joy, Caco Ciocler (ator) e Marina Previatto (diretora de arte) do longa "Um Dia de Ontem".

FILMES BAIANOS SÃO PREMIADOS NO FESTIVAL DE CINEMA DO PARANÁ

Doido Lelé
Pau Brasil

Duas produções baianas foram contempladas no 4ª Festival do Paraná de Cinema Brasileiro Latino.

O longa "Pau Brasil", dirigido por Fernando Beléns, ganhou em três categorias: Melhor Ator (Bertrand Duarte), Melhor Atriz Coadjuvante (Fernanda Belling e Milena Flick) e Melhor Direção de Arte (Moacyr Gramacho).

Já o curta-metragem "Doido Lelé", escrito e dirigido pela jornalista e cineasta Ceci Alves, levou o prêmio de Melhor Ator (Vinícius Nascimento).


Veja a lista completa de vencedores do 4º Festival do Paraná de Cinema Brasileiro Latino:

Vencedores do prêmio Araucária de Ouro na categoria longa-metragem:

Melhor Direção (R$ 110 mil) – Silvio Tendler, "Utopia e barbárie"

Melhor Filme (R$ 80 mil) – Teresa Prata, "Terra sonâmbula"

Melhor Ator (R$ 8 mil) – Bertrand Duarte, "Pau Brasil"

Melhor Atriz (R$ 8 mil) – Grazia Cesarini Sforza, Marina Cacciotti, Maria Cali e Valeria De Franciscis, "Almoço em agosto"

Melhor Ator Coadjuvante (R$ 5 mil) – Fernando Peredo, "Cemitério de elefantes"

Melhor Atriz Coadjuvante (R$ 5 mil) – Fernanda Belling e Milena Flick, "Pau Brasil"

Melhor Roteiro (R$ 8 mil) – Teresa Prata, "Terra sonâmbula"

Melhor Fotografia (R$ 8 mil) – Pablo Alberti e Pablo Yannielli, "O bosque"

Melhor Direção de Arte (R$ 8 mil) – Moacyr Gramacho, "Pau Brasil"

Melhor Trilha Sonora (R$ 8 mil) – Monica Besser e Felipe Prazeres, "Um dia de ontem"

Melhor Som (R$ 8 mil) - Eugenio Lasserre, "O bosque"

Melhor Montagem (R$ 8 mil) - Bernardo Pimenta, "Utopia e barbárie"


Vencedores do prêmio Araucária de Ouro na categoria curta-metragem

Melhor Direção (R$ 15 mil) – Lucas Figueroa, "Porque há coisas que nunca se esquecem"

Melhor Filme (R$ 10 mil) – Lucas Figueroa, "Porque há coisas que nunca se esquecem"

Melhor Ator (R$ 3 mil) – Vinícius Nascimento, "Doido Lelé"

Melhor Atriz (R$ 3 mil) – Milena Toscano, "Inverno"

Melhor Roteiro (R$ 3 mil) - David Moreno, "Socarrat"

Melhor Fotografia (R$ 3 mil) – Juan Hernández, "Socarrat"

Melhor Montagem (R$ 3 mil) – Lucas Figueroa, "Porque há coisas que nunca se esquecem"

Melhor Direção de Arte (R$ 3 mil) - Lucas Figueroa, "Porque há coisas que nunca se esquecem"

terça-feira, 27 de outubro de 2009

ENSAIO SOBRE A SEGUEIRA

Cena do filme Ensaio sobre a Segueira

Por Beto Magno

José Saramago, autor laureado com o Prêmio Nobel de Literatura, vetou inúmeras tentativas de adaptação de sua obra Ensaio Sobre a Cegueira, alegando que "o cinema destrói a imaginação".

O autor português não deixa de ter razão: ao assistir a uma adaptação de qualquer obra para as telas é inevitável que as imagens que você criou em sua mente sob a condução do texto deixem de existir, substituídas pela "realidade" filmada.

Por outro lado, é tentador observar o choque de criações, de visões, entre dois tipos de criadores - o contador de histórias textual e o visual. Ainda mais quando se trata de um cineasta que não teme o estilo e sabe usá-lo, como Fernando Meirelles (Cidade de Deus). Assim, gosto de acreditar que esse foi um dos motivos pelos quais Saramago finalmente cedeu: a curiosidade de ver outro grande talento dando sua visão particular a uma obra pré-existente.

Meirelles não decepciona. O filme Ensaio Sobre a Cegueira (Blindness, 2008) tem visual esmerado, resultado do que aparentam ter sido muitas (e longas) conversas sobre como se representa a cegueira para o público, capaz de ver. A resposta vem em três frentes. Além da direção de Meirelles há a soberba fotografia de César Charlone (que além dos dois mais recentes filmes de Meirelles fez também O Banheiro do Papa) e a edição irretocável e inspiradíssima de Daniel Rezende (Cidade de Deus, Tropa de Elite).

A trama narra uma inexplicável epidemia de cegueira e se passa em grande parte dentro de uma estrutura de confinamento para os que perderam a visão. Nos claustrofóbicos interiores, o Ensaio Sobre a Cegueira do trio vale-se de superexposição, foco e abstracionismo sensível, mas usando apenas variações tonais dessaturadas que levam ao branco, com surpreendente resultado. Nos vazios exteriores do terceiro ato, um amálgama urbano formado por partes de São Paulo e Montevidéu, encontramos outro tipo de contraste e, enfim, o preto - na seqüência mais "cega" do filme, excepcional.

Em uma nota menos positiva, o livro é mais sujo, chafurda, literalmente, mais em excrementos, em degradação. Mas, convenhamos, o filme nem poderia ser tão grotesco. Um violento estupro coletivo, uma imundície física e psicológica, já é suficientemente difícil de ser imaginado. Não precisa de representação gráfica explícita. De qualquer maneira, as situações não são minimizadas, mas sua representação emprega a cinematografia para ficar menos agressiva.

Técnica à parte, o roteiro adaptado por Don McKellar (que também atua como o Ladrão) é bem-sucedido ao manter os principais elementos do difícil livro intactos, sem escorregar para o horror comercial, uma das maiores preocupações de Saramago. Seria muito fácil transformar o livro em um filme de zumbi convencional, já que a obra original, como nas melhores produções do gênio da metáfora social George A. Romero, usa o inexplicável para experimentar com as reações humanas ante a falta de ordem. Ensaio sobre a Cegueira parte dos mesmos princípios, mas oferece vários outros - e o ótimo elenco, liderado por Julianne Moore (a Mulher do Médico) e Mark Ruffalo (o Médico), cuida para deixar a desumanização sob controle. Não há monstros ali, apenas pessoas e seus extremos.

Cabe aqui também uma última defesa do filme, que dividiu a crítica e gerou algumas pérolas incompreensíveis de gente normalmente bastante coerente (o que, particularmente, acho formidável). Para ficar em apenas um caso, um crítico britânico escreveu "não há espaço para a meditação, o que é um desastre para um fime cuja história pede que a sociedade recoste-se, respire e 'veja' o que está fazendo consigo mesma". Bobagem - o tempo de recostar-se já passou. Enérgico, Meirelles joga a merda na cara, e que choraminguem os modorrentos.

domingo, 25 de outubro de 2009

CURSO DE INTERPRETAÇÃO PARA TV E TELEJORNALISMO


CURSOS DA CAP ESCOLA DE TV EM SALVADOR

1) CURSO DE INTERPRETAÇÃO PARA TV / TELEJORNALISMO em Salvador (atores, jornalistas, comunicadores em geral) com Rada RezedaConteudo:
Dicção (respiração/voz/fala); Expressão corporal; Memorização e interpretação de textos ;Gravação; Noções sobre set de filmagem, direção de fotografia e mercado de trabalho.No 5º mês de curso é gravado um vídeo com a turma que fará parte do projeto "Baianos que Brilham". INICIO OUTUBRO – toda quarta-feira das 19 as 22h LIGUE :(71) 9167.82742)

2) CURSO DE ROTEIRO em Salvador DIAS: 16,17,18,19 e 20 de Novembro VALOR: R$ 350,00 (2x de R$150,00) A vista R$ 300,00 PROFESSORA: Marlu Chaves (mestre em teledramaturgia) OBS: OS ALUNOS QUE TIVEREM SEUS ROTEIROS PRODUZIDOS EM CURSO APROVADOS PELA PROFESSORA SERÃO CONVOCADOS A ESCREVER PARA O PROGRAMA ABRAKAM QUE ESTRIA EM BREVE NA TV BRASIL. NA ULTIMA TURMA, DE AGOSTO, A PROFESSORA APROVEITOU 2 ALUNOS PARA ESCREVER PARA O ABRAKABAM.

3) CURSO DE PRODUÇÃO E DIREÇÃO PARA TV em Salvador (turma para iniciantes) TURMA PARA A SEGUNDA QUINZENA DE JANEIRO reservas de vagas antecipadamente atraves do mail capescoladetvemsalvador@gmail.com assunto: reserva curso de produção e direção VALOR: R$ 300,00 (a vista R$ 260,00) PROFESSOR: Rada Rezedá e professor convidado da área LIGUE: (71) 9167.82744)

4)CURSO DE LOCUÇÃO em Salvador TURMA PARA A SEGUNDA QUINZENA DE JANEIRO reservas de vagas antecipadamente atraves do mail capescoladetvemsalvador@gmail.com assunto: reserva curso locução VALOR: R$ 300,00 ( a vista R$ 260,00) PROFESSORES: Rada Rezedá e Jai Luna

5) OFICINA PARA CINEGRAFISTA em Salvador (turma para iniciantes) TURMA PARA A SEGUNDA QUINZENA DE JANEIRO reservas de vagas antecipadamenteatraves do mail capescoladetvemsalvador@gmail.com assunto: reserva curso cinegrafista VALOR: R$ 250,00 a vista ou 2x R$ 150,00