sábado, 2 de outubro de 2010

Longa baiano ‘Trampolim do Forte’ surpreende na Première Brasil

Longa baiano tem sido apontado como um dos melhores da Première

Redação CORREIO DA BAHIA

O Festival de Cinema do Rio de Janeiro, juntamente com a Mostra de SP de Cinema, é um dos mais importantes eventos relativos à sétima arte no Brasil. Pois um longa-metragem baiano se tornou um dos destaques da Mostra Première Brasil. "Trampolim do Forte", filmado no Porto da Barra pelo estreante João Rodrigo Mattos, foi o mais comovente filme exibido na mostra para a crítica que acompanha o festival. O blog Bonequinho, do jornal O Globo, por exemplo, caracterizou a obra como "uma espécie de 'Capitães da Areia' da era digital".

Para muitos, a cena emblemática do filme é quando um dos personagens, em uma sequência que esbanja adrenalina, atravessa o mar preso a um pneu. O longa narra a luta de Déo para deter um estuprador que ataca a cidade, enquanto ajuda um amigo a se livrar de um trombadinha.A Mostra Première ainda reprisará o filme nesta sexta-feira (01), às 17h50 e às 22h10, no Estação Vivo Gávea 3.

domingo, 26 de setembro de 2010

DOCUMENTÁRIO SOBRE SARAMAGO É ESTREIA MUNDIAL NO FESTIVAL DO RIO DE JANEIRO.



Pilar del Río y José Saramago, imortalizado no documentário do português Miguel Gonçalves Mendes que tem estréia mundial no Festival do Rio

Rio de Janeiro (Agência Rio) - Está confirmada para a noite deste sábado (25), às 19h, no Espaço de Cinema, em Botafogo - Zona Sul do Rio - a sessão de gala e estreia mundial do documentário "José & Pilar", do português Miguel Gonçalves Mendes, que mostra no Festival do Rio de Cinema a intimidade do escritor e jornalista português José Saramago e sua mulher, Pilar del Río, que veio à cidade em companhia do realizador da obra.

Saramago morreu em junho dsste ano de 2010 aos 87 anos e o filme de Miguel Gonçalves Mendes é considerado o retrato mais íntimo já feito do escritor português.

Quem também é atração neste fim de semana no Festival é Roman Polansky. Além da exposição de fotografias e cartazes de filmes sobre ele, o Festival do Rio preparou uma programação de exibição de seis curtas metragens do diretor e um documentário a seu respeito, além de diversos debates sobre o trabalho do artista, envolvendo profissionais de diversas áreas.

Os filmes e debates acontecem no Pavilhão do Festival, com entrada gratuita: as sessões sempre às 17h, e os debates às 18h30h. Neste domingo (26) o debate será em torno do tema “O Mal em Polanski”, com os críticos Rodrigo Fonseca e Mario Abbade.

Cine Encontro

O Cine Encontro é o ambiente que acolhe a maior parte dos debates do Festival. O grande público tem a chance de assistir filmes brasileiros da Première Brasil e discutir essas obras e temas correlatos em encontros com membros das equipes dos filmes e especialistas de diversas áreas.

Os debates do Cine Encontro acontecem no Pavilhão do Festival, sempre após a exibição, a preços populares (R$ 2,00 - inteira e R$ 1,00 - meia), dos filmes em competição no próprio Pavilhão. Para esta edição, serão 17 sessões, sempre realizadas às 13h (documentários) e às 15h (ficções), seguidas de 17 debates (15h para documentários e 17h para ficções) com a participação de diretores, atores, produtores, roteiristas e fotógrafos que trabalharam nas produções selecionadas para competir ao Troféu Redentor nas diversas categorias de 2010.

O Pavilhão do Festival também acolherá algumas mesas especiais. “Memória Audiovisual Como Patrimônio Cultural Conferência De Preservação Cinematográfica”, que seguirá a exibição de uma cópia restaurada de “Rico Ri à Toa”, de Roberto Farias, na sexta-feira, (1), e contará com a presença do diretor, Ilda Santiago, diretora do Festival, João Luiz Vieira, professor e pesquisador, Francisco Moreira.

Neste sábado a mesa especial vai estar debatendo Além da Estrada, de Charly Braun, que será eixbido as 15, xcom o debate começando as 17 h, em presença de Charly Braun (diretor), Pablo Ramos (fotógrafo), Esteban Feune de Colombi (ator) e Fernando Coster (montador). A mediadora será Cristina Grillo (jornalista e critica de cinema