sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

VITÓRIA DA CONQUISTA: Prefeitura dá continuidade ao projeto de tombamento da ‘Casa Glauber Rocha’

Foto: Secom – PMVC

Cesar Mendes, Beto Magno, Tina Rocha, Herzem Gusmão, Paloma Rocha, Hermes Mendes e Mauro Mendes


O chefe do executivo municipal se reuniu com a filha de Glauber Rocha, Paloma Rocha, e outros membros da família do cineasta, na presença de assessores e da Secretária de Cultura, Tina Rocha. Durante a conversa, os familiares residentes em Vitória da Conquista relataram o processo de tombamento e aquisição do casarão, que a gestão anterior havia encabeçado, mas  que não  saiu do papel.  De acordo eles, a conversa já se estendeu por mais de quatro anos, sem nenhum resultado. “Sinto que agora o processo terá andamento e Vitória da Conquista poderá, então, desfrutar da rica história de Glauber”, disse Paloma.
A Secretária de Cultura, Tina Rocha, expressou o interesse da prefeitura no projeto e se colocou à inteira disposição para que o mesmo se concretize o mais rápido possível: “Preservar a Casa de Glauber Rocha é resgatar parte da história da Cidade”.
O prefeito enfatizou a importância do tombamento e aquisição da casa de Glauber para a construção de um memorial  à altura do nome do cineasta, reconhecido internacionalmente como um dos maiores de todos os tempos. “A cultura é uma ferramenta fundamental de transformação da sociedade e nós vamos tratá-la com o devido respeito. Glauber Rocha levou o nome de nossa cidade para além das fronteiras e precisamos preservar sua rica memória e todo seu legado. Tenho certeza de que conseguiremos presentear a cultura brasileira com o memorial Glauber Rocha na terra onde ele nasceu, Vitória da Conquista”.
Essa foi a primeira reunião para dar início aos trâmites legais para o tombamento, aquisição e posterior abertura do memorial. O casarão foi construído em 1938 na Rua Dois de Julho, centro da cidade.